(11) 99176-3520

Como funciona o freio ABS

Saber como funciona o freio ABS é muito importante para o dia a dia de quem dirige. Isso porque, não é incomum que, durante o deslocamento, é preciso realizar uma frenagem brusca. O problema está quando em meio a esta situação de freio acarreta um acidente, com a perda de controle do automóvel.

Afinal, quando o veículo não possui o sistema ABS e ainda as rodas são bloqueadas e entram em derrapagem, as chances de acidente com a manobra aumentam significativamente. Portanto, entenda como atua o freio ABS e as vantagens de sua utilização.

O que é freio ABS?

O nome freio “ABS” tem origem na sigla em inglês, que significa Anti-lock Braking System. Em tradução literal quer dizer “sistema de freio antitravamento”. Sua tecnologia foi trazida ao Brasil em 1991, com o primeiro carro equipado com o sistema. Apenas em janeiro de 2014 tornou-se obrigatório a fabricação de todos os carros com o freio ABS.

Sua função é complementar o sistema normal utilizado nos veículos para o travamento das rodas. Entretanto, o freio ABS funciona como um sistema emergencial com o objetivo de evitar o travamento das rodas durante uma freada brusca, evitando assim grandes acidentes.

Como funciona o freio ABS?

Quem dirige sabe bem que situações de frenagem bruscas não são incomuns no trânsito, principalmente das grandes cidades. Com isso, ao pisar no freio de maneira abrupta, os pneus podem sofrer o travamento repentino, causando derrapagem e muitos acidentes.

Para isso, os freios ABS foram criados, a fim de evitar o travamento abrupto do sistema de frenagem. Eles funcionam da seguinte maneira:

  • O sistema de freio ABS possui sensores que monitoram as rodas. Ao identificar qualquer possibilidade de frenagem de emergência, os sensores de velocidade entram em ação para o controle do veículo.
  • O controle do ABS aplica pressão no freio e é solto continuamente por algum período de tempo curto, para evitar que a roda não trave. Dessa forma, as frenagens de emergência são realizadas de maneira a proteger tanto motorista quanto o passageiro.

Como funciona sem o freio ABS?

O freio sem o sistema ABS, conhecido também como freio a disco, faz com que o motorista, ao pressionar o pedal do freio de maneira brusca, trave as rodas. A diferença principal está no acionamento das pastilhas e no fluido de freio.

Portanto, o sistema de freio a disco, podemos dizer que permite que haja a derrapagem, com o travamento das rodas. E esse travamento de maneira abrupta pode causar diversos acidentes, colocando em risco motorista e passageiro.

Quais as vantagens da utilização do freio ABS?

As vantagens de saber como funciona o freio ABS e sua utilização são muitas. Entre elas, podemos citar:

  • Maior controle de direção do carro;
  • Evita frenagem brusca;
  • Permite ainda maior dirigibilidade para obstáculos na pista;
  • Funciona em várias superfícies.

Portanto, agora que você sabe como funciona o freio ABS e as vantagens desse sistema, priorize a segurança com sua utilização.

Leia também o artigo:

Frenagem: saiba o que é e a importância dessa técnica para o seu carro

A Pneus Paulista oferece serviços de manutenção de pastilhas e discos de freio, fluido hidráulico e outros sistemas importantes para a frenagem correta do seu veículo. Procure nossos especialistas e faça a revisão com nossa equipe!

ver todos os artigos

LOJA ITAIM / V.N. CONCEIÇÃO

LOJA BUTANTÃ / MORUMBI

LOJA SANTANA / ÁGUA FRIA

LOJA VL MARIANA / PAULISTA

LOJA LAPA / PINHEIROS