
Frenagem: Saiba o que é e a importância dessa técnica para o seu carro
A Frenagem é muito importante para um correto funcionamento dos veículos, pois permite que os freios possam funcionar todas as vezes que forem acionados.
O uso do carro promove uma locomoção mais confortável e independente, mas para que a viagem não tenha nenhum tipo de susto é crucial que haja uma manutenção constante nos freios, bem como em outras peças.
O que é frenagem?
Frenagem é a técnica que permite ao motorista uma desaceleração em tempo adequado com relação à distância em que se deseja parar o veículo. As leis da Física indicam as fórmulas adequadas para o procedimento como:
- Força de Frenagem na base da força de alavanca.
- Multiplicação Hidráulica (com base no Princípio de Pascal).
Ela é responsável por não permitir que o veículo derrape, possa realizar uma curva, descer uma ladeira, parar, entre outras manobras.
O que é distância de frenagem?
Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a distância de frenagem acontece logo depois do condutor acionar o freio, pois o veículo não para de imediato.
Tempo de frenagem
Por sabermos que o veículo não para imediatamente é recomendado que o motorista mantenha sempre uma distância segura, pois para que o carro possa parar leva-se em consideração o tempo de reação da pessoa somada ao tempo de frenagem. Além disso, ter controle do prazo de validade dos freios é fundamental para que ele não falhe no momento em que mais precisar.
Frenagem regenerativa
Trata-se de um mecanismo que consegue recuperar a energia para reduzir a velocidade do carro.
É considerado um meio sustentável por reduzir consideravelmente o uso de combustível em carros classificados como elétricos híbridos, além de reduzir o consumo da energia elétrica e conseguir recuperar a energia que seria perdida e enviá-la para a bateria.
Frenagem de emergência
Frear o carro em um momento inesperado exige habilidade do condutor para não provocar um acidente, que pode ser muito grave.
A Frenagem de Emergência pode acontecer quando um pedestre ou um animal atravessa inesperadamente a pista, desvio de algum acidente, entre outras situações.
Tipos de Freios para Carros
O mercado que investe em automóveis compreende a necessidade em oferecer aos clientes diferentes modelos de freios para uso em carros de passeio, estrada, aventuras, entre outras atividades.
Freios a Disco
É o tipo de freio que trava as rodas quando é acionado, o que gera mais derrapagem e chances de acidentes, pois o atrito dos pneus acontece abruptamente.
Freios ABS
Traduzido para Sistema de Freio Antitravamento, o Antilock Braking System é obrigatório em todos os carros fabricados depois de 2014.
Ele é desenvolvido para que as rodas não sejam travadas e o carro vai parando aos poucos sem ser bruscamente.
Ele é considerado melhor porque traz mais segurança ao condutor.
Manutenção dos Freios
Todo produto fabricado, por melhor que seja a qualidade de sua matéria-prima, exige dois tipos de manutenções: as preventivas e as corretivas.
Em se tratando de segurança na condução de veículos é válido investir em uma manutenção que abranja:
- Os Discos de Freio;
- Pastilhas;
- Cilindros de Roda;
- Cilindros Mestres de Freio;
- Retifica de Discos de Freios.
Recomenda-se a verificação dos freios a cada 5 km rodados.
ver todos os artigos