(11) 99176-3520
Correia dentada

Saiba quando trocar a correia dentada

Realizar a manutenção preventiva do seu carro corretamente, aumenta a vida útil do veículo, reduz riscos de acidentes e ainda é bom para seu bolso, pois evita gastos mais altos. Entre os itens importantes, está a troca da correia dentada.

O que é correia dentada

Antes de mais nada, você sabe o que é correia dentada? Ela é uma peça muito importante para o funcionamento do motor do seu veículo. Sua função é sincronizar o comando de válvulas ao virabrequim do motor. Isso faz com que as válvulas de admissão e de escapamento se movimentem corretamente.

As válvulas são responsáveis pelo fluxo de gases no cilindro, enquanto o virabrequim é a peça que leva a força do motor para as rodas do carro. Saber quando trocar a correia dentada é muito importante para o bom funcionamento do seu veículo e para evitar danos ao motor.

Quando trocar?

O momento adequado para a troca da correia dentada é quando o veículo alcançar 40.000km rodados. A peça tem validade, assim como a maior parte dos produtos, mas sua substituição deve ser feita de acordo com a quilometragem do automóvel. Em alguns casos é possível prolongar a vida útil até 50.000km de quilometragem, mas é indicado realizar uma análise aos 40.000km.

Nunca deixe de realizar a manutenção preventiva aos 40.000km, pois a correia dentada perde sua eficiência e pode romper, gerando riscos ao motor, a outras peças do carro e a sua segurança. Além disso, o custo de reparos no motor é muito superior. Uma correia danificada não apresentada alterações específicas no desempenho ou funcionamento do veículo.

É comum que o carro faça barulhos ou aqueça em excesso, mas essas podem ser indicações de diversos outros problemas. Portanto, a forma mais adequada de identificar quando trocar a correia dentada, é fazer a manutenção a cada 40.000km rodados.

Kit correia dentada

Quando chegar o momento de trocar a correia dentada, será necessário realizar a substituição de outros itens que compõem o kit. Na manutenção, o tensor, responsável por manter a correia alinhada, também deve ser avaliado.

Fatores que reduzem a vida da correia dentada

Os 40.000km de quilometragem é o momento correto para realizar a troca, porém existem algumas situações de uso extremo que reduzem a vida útil. Listamos as principais delas para você ficar atento, poupar dinheiro e fazer a manutenção adequada.

  • Poeira intensa
  • Uso constante de estradas de terra
  • Zonas de mineração
  • Áreas muito poluídas
  • Danos antes do tempo

Onde fazer a troca

Além de saber quando trocar a correia dentada, é importante fazer essa manutenção com profissionais capacitados. Opte sempre por uma empresa com anos de história e credibilidade, como a Pneus Paulista. Com 5 lojas espalhadas pela capital paulista, a Pneus Paulista ainda faz orçamentos e tira todas as suas dúvidas via WhatsApp.

Nossas Lojas

LOJA ITAIM / V.N. CONCEIÇÃO

LOJA BUTANTÃ / MORUMBI

LOJA SANTANA / ÁGUA FRIA

LOJA VL MARIANA / PAULISTA

LOJA LAPA / PINHEIROS

Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?