como fazer balanceamento de carro

Como fazer balanceamento de carro e melhorar a dirigibilidade

Saber como fazer balanceamento de carro é imprescindível a quem deseja ter um veículo seguro e com a dirigibilidade dentro dos parâmetros que evitem acidentes.

Antes de falarmos como é feito o balanceamento do carro, precisamos esclarecer uma das principais dúvidas das pessoas: Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

O que é alinhamento e balanceamento?

Chega a hora de levar o carro para uma revisão, e você tem dúvidas se ele, realmente, precisa alinhar e balancear por não compreender como deve ser feito o procedimento?

Embora alguns acreditem que sejam exatamente as mesmas coisas, alinhamento é diferente de balanceamento. E nós vamos te explicar como os dois funcionam.

Alinhamento

Fazer o alinhamento é ajustar os ângulos das rodas, bem como equilibrá-las para que os impactos com o solo não sejam prejudiciais ao veículo.

Atualmente, há o alinhamento 3D que permite o uso de alta tecnologia para que haja um melhor resultado.

Alinhamento 3D

O Alinhamento 3D é feito de forma computadorizada, e deve ser realizado a cada 8 mil Km rodados. Ele é capaz de realizar o ajustamento perfeito para que a geometria da suspensão seja adequada.

Investir nesse procedimento permite que haja uma direção estável e sem surpresas. Além disso, é capaz de identificar os desgastes tanto de pneus quanto de outras peças do sistemas de suspensão.

Balanceamento

Já o balanceamento é feito quando o motorista do veículo passa a sentir vibrações toda vez que pega o carro para dirigir. Essas trepidações podem ser sentidas tanto no volante quanto na carroceria.

Assim como no alinhamento, balancear o veículo deve ser feito a cada 8 mil Km de uso.

Tipos de balanceamentos

O balanceamento do carro pode ser feito de duas formas:

  • Local: Não há necessidade em remover as rodas.
  • Com Balanceador de Coluna: Remove as rodas.

Além do procedimento com os atuais pneus, quando você trocar as rodas ou realizar reparos na câmara dos pneus é necessário fazer um novo balanceamento.

Benefícios do alinhamento

Com o balanceamento de rodas, o proprietário passa a ter, por exemplo:

  • Alinhamento do veículo;
  • Menos desgaste irregular dos pneus e da suspensão;
  • Sem trepidações quando dirigir.

Cambagem

Um dos grandes objetivos da cambagem é o de fazer com que os pneus do carro possam ter um aumento da vida útil. Para isso, é importante fazer a medição do ângulo das rodas do carro.

Quando o ângulo de cambagem é positivo, a parte de cima da roda inclina para dentro. Já quando está negativo, ela inclina para fora.

Por último, a Cambagem Nula deixa os pneus sempre em um ângulo reto.

Leia também:

Frenagem: Saiba o que é e a importância dessa técnica para o seu carro

ver todos os artigos

LOJA ITAIM / V.N. CONCEIÇÃO

LOJA BUTANTÃ / MORUMBI

LOJA SANTANA / ÁGUA FRIA

LOJA VL MARIANA / PAULISTA

LOJA LAPA / PINHEIROS